sábado, 25 de abril de 2009

Uma impureza no arroz


O arroz sem dúvida é o prato indispensável na mesa do brasileiro, indispensável também é o comentário a ser feito pelo ocorrido no STF - devo informar aos menos atentos que se trata da discussão entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa - que numa definição suferficial e à primeira vista, diria lamentável. Surpresos pelo ocorrido? Confesso que fiquei. Não pelas informações prestadas pelo ministro Joaquim Barbosa, pois não é novidade que o judiciário brasileiro e os outros poderes deste país estão infestados de pessoas hipócritas, arrogantes, corruptas e desprovidas de qualquer senso de responsabilidade e justiça.

O que realmente me surpreendeu foi a coragem, a audácia e talvez a desesperada fala do Ministro Joaquim Barbosa. Não é todo dia que um ministro discorre com tanta acidez nas palavras sua indiganação com a postura de um colega de reputação "ilibada". O sorriso de Gilmar mendes nunca foi tão amarelo e desconcertado como naquele dia em que sua máscara foi retirada, e talvez gostaria ele que nesse momento não existisse mídia para divulgar esse "ato democrático", como diria o presidente Lula aos nosso hermanos argentinos.

Mas fica a pulga atrás da orelha, o que acontecerá com o ministro Joaquim Barbosa? Será afastado como uma impureza do arroz? O ministro de alma branca nunca foi tão negro e sombrio para os interesses de manutenção da pseudo-democracia brasileira. Dizer a verdade? Quem seria tão tolo? Num país onde reina a malandragem, o jeitinho, a ignorância e a justiça anda de olhos vendados num quarto escuro, é supreendente a atitude de Joaquim Barbosa, merecendo nossas palmas. Lamentável, pois, é termos de concordar com Joaquim de que não podemos confiar plenamente no judiciário brasileiro, lamentável acreditar que a mais alta cúpula deste país é presidida por um coronel midiático, que, de menos irritante, tem a voz.

4 comentários:

  1. Querida amiga Karen, muito bom o teu texto. Gostei das ligações que fizeste no texto, ou seja, das abordagens em relação ao assunto. Prende a atenção do leitor pelo conteúdo e pela beleza no estilo. Adorei. Estou aguardando o próximo post. Já coloquei nos meus favoritos. Ótima ideia de fazer o blog. Bem elaborado, bem analisado, com conteúdo e bem escrito. Fico feliz por ti. Sempre soube da tua inteligência, da tua capacidade. Siga em frente. Parabéns e cada vez mais sucesso. Um grande abraço do teu amigo Rozalvo.

    ResponderExcluir
  2. Karen,
    gostei muito do texto. As vezes uma cena dessas é preciso pra percebemos o quanto é político o nosso judiciário!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito bem Karen,

    É muito importante, neste momento, demonstrar nossa insatisfação diante das obscuridades que rodeiam alguns "poderosos" no nosso país. Este Gilmar não é flor que se cheire, parece ter um rabo imenso para esconder e talvez o faça a bordo do cargo público.
    Parabéns para o ministro Joaquim que sabe o que falar mas não pode. Quem sabe teme pela sua vida?
    Se você me perguntar quem manda hoje no Brasil, eu respordo: Daniel Dantas e Gilmar Mendes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bela contextualização Kaká,

    Certamente que Joaqui Barbosa falou por todos nós brasileiros oprimidos por uma rasa nata formada por poucos que detêm os meios de Poder.

    Não sei se rio ou choro ao ver esta briga na mais alta corte do Judiciário, demonstrando o que já era sabido por todos nós: o descaso com que somos tratados...

    E assim vêm, passagens aéreas que pagam diversões de parlamentares, juizes, etc...

    Beijo!

    ResponderExcluir